Artigo
PERFIL FALSO - Farsante pede depósito bancário, via WhatsApp
O bandio tentou aplicar golpe de quase cinco mil reais
por - Sebastião Amorim - Criminosos não descansam e estão sempre em busca de novas vítimas. Parece que as modalidades de atuação variam, conforme variam os indivíduos e seus modos de viver, e vai se ajustando, inclusive às tecnologias que as possíveis vítimas usam..
O espaço digital articulado pelos aplicativos instantâneos, passaram a ser largamente utilizados pelos golpistas, cujo objetivo final é causar prejuízo às vítimas, enquanto os criminosos buscam meios de permanecerem ‘ocultos na emaranhada teia da internet e seus Apps.
Usando perfis falsos o golpista escolhe a vítima e dá início ao primeiro contato, se passando por parente, ou por amigo. De forma banal, em geral, o diálogo é estabelecido por uma conversa de texto amistosa, para em seguida externar o assunto principal, fixado na necessidade de adquirir algo e, que seu dinheiro ou limite de cartão, não cobre o valor do produto.
Na manhã de hoje (18/01), houve a tentativa de golpe contra uma pessoa de Araputanga; inicialmente, o golpista se passou por uma mulher, antes das sete horas da manhã, a pessoa escolhida recebeu duas chamada iniciadas através do aplicativo WhatsApp, ambas tendo sido desligadas, assim que o interlocutor atendeu.

Em ato contínuo o escolhido para vítima recebeu mensagens de texto via aplicativo, contendo apelo para depositar o recurso financeiro em favor de contas que seriam bancárias, por ela indicadas.
Atualizado com o modo de operação do farsante, a vítima disse que atenderia ao pedido, porém, não fez depósitos, ignorando a solicitação e, comunicando o fato aos familiares e, em seguida registrando B.O. na Polícia.


